Nada mudou


E no meio dessa caminhada, que já dura anos. Enfrentando incansável e intensamente tudo o que a jornada me ofereceu, senti raízes crescendo rapidamente e me prendendo por alguns minutos aqui, neste solo que hoje eu piso. Irradiava em mim a energia, tanto positiva, quanto negativa desta que hoje é a minha realidade.

Era como nos meus sonhos ruins, quando o medo me tomava e o grito ficava preso, as pernas travavam, eu não tinha mais o controle de mim, o medo me dominava.
E aqui, paralisada, com os pés no chão, um clarão se abriu em minha frente e a minha vida foi passando. Como num telão de cinema.
Naquele momento, eu era a única espectadora de minha própria história. Cenas de momentos que eu já nem me recordava que um dia vivi. Crenças que já nem existem mais. Sentimentos que mesmo ignorados, eu nunca os deixei. Menina e mulher tão diferentes do que me tornei.

Sempre tão emotiva e crente nas pessoas... Isso ainda permanece, e como nos anos que se passaram, ainda machuca tanto. E vai me secando, me modificando, me levando pra distante de quem eu gostava de ser e ao mesmo tempo de quem eu prefiro que não volte nunca mais.

Sempre acreditei que as pessoas são como vinhos, com o passar do tempo vão ficando melhores e mais valiosas. Mas, nos dias de hoje, onde tudo é tão banalizado, ainda me confundo o que de fato tem valor. O que de fato nos faz melhores do que um dia fomos. O passar do tempo só tem feito degradar o que realmente tem importância, o que preenche, o que melhora a gente. Família, respeito, solidariedade, compaixão, caráter, amor... Tudo ganhou um valor tão elástico, tão flexível.

É preciso mentir, fingir, aceitar tudo aquilo que nos fere o coração, somente pra que seja conveniente a relação com o próximo. Não se pode mais gritar por justiça, afinal a própria é tão injusta.
Em pensar, que... Quando eu tinha 15 anos, sonhava com um futuro onde as pessoas se respeitassem, família fosse base e alicerce de verdade e não somente em discursos hipócritas em redes sociais e campanhas políticas. Que o amor fosse a fonte de energia, na busca de viver melhor. Que os relacionamentos fossem de respeito e cumplicidade, não apenas de prazer. Eram tantos os sonhos...

Nada mudou... Não pra melhor!
Mas a esperança permanece. Essa me acompanha sempre, onde quer que eu vá. E eu continuo seguindo, sem olhar pra trás.

Dila Mota

Comentários